Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FOLCLORE BRASILEIRO: A IDENTIDADE CULTURAL DO POVO

Luciana Santos do Nascimento, Paula Josefina Brito Pales, Taís Gama Costa, Lígia Brito Santos, Soenilson Santos Costa, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O trabalho relata uma das sequências didáticas desenvolvidas pela equipe do subprojeto de Pedagogia, Linha de Ação Anos Iniciais do Ensino Fundamental PIBID/UESB na escola parceira Centro Educacional Ismael Cruz Lima. A sequência didática foi proposta com o objetivo de que os alunos reconhecessem a importância e a riqueza cultural do folclore brasileiro. O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Nosso folclore riquíssimo oferece oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular no que diz respeito à nossa tradição oral e escrita, através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, como as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições. A metodologia utilizada no desenvolvimento da sequência baseou-se em atividades dinâmicas que valorizavam a leitura e a escrita, explorando os textos do nosso folclore com o propósito de desenvolver o gosto pela leitura; explorando a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas, brincadeiras, dramatizações e confecções de brinquedos a partir de materiais descartáveis. Considerando que toda forma de comunicação cristaliza-se em formas específicas de linguagem, utilizamo-nos de variados gêneros textuais para desenvolver a escrita, a leitura e a oralidade. O desenvolvimento da sequência didática proporcionou aos alunos o contato com o folclore brasileiro tornando-os conhecedores, criadores e/ou divulgadores da cultura popular, o contribui para o fortalecimento da memória cultural do povo brasileiro. O trabalho também favoreceu a prática da leitura, escrita e expressão oral, bem como o resgate e a vivência de tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil. A equipe do PIBID/UESB, em parceria com a escola, tem contribuído de forma significativa na formação dos alunos. Os estudos e o planejamento prévio possibilitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica envolvente e a utilização de estratégias que viabilizam a aprendizagem de forma significativa e divertida.

 

Palavras-Chave: Folclore. Práticas pedagógicas. Sequencia Didática.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor