CONHECENDO A UNIVERSIDADE: RELATO DE UM ESTUDO DO MEIO NO CAMPUS DA UESB
Resumo
A parceria do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com o Centro Educacional Ismael Cruz Lima possibilitou a realização de uma atividade especial caracterizada como estudo do meio, com alunos de uma classe do 5º ano. Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados pedagógicos obtidos com a realização desse estudo do meio e destacar que se trata de uma atividade especial que deve ser utilizada como estratégias para alcançar objetivos específicos no processo de ensino/aprendizagem, por atribuir maior significado aos conteúdos trabalhados, além de dinamizar a prática educativa dado ao seu caráter inovador. O estudo do meio se caracteriza como uma atividade especial vinculada a uma metodologia ativa, na qual o aluno é ativo no processo de construção do conhecimento. Possibilita aos sujeitos a possibilidade de interagir com o objeto do conhecimento, explorando suas características físicas, arquitetônicas, culturais e sociais, etc., estabelecendo relações “in locus”, e ampliando a compreensão sobre a realidade estudada. O Estudo do Meio não pode ser confundido com uma excursão. É, pois, uma atividade que requer planejamento prévio, análise criteriosa a pertinência da atividade, planejamento das ações e condições concretas para sua realização. Além disso, requer uma avaliação da experiência vivenciada, através da elaboração conjunta (alunos e professor), momento de especial importância na sistematização dos conhecimentos adquiridos e desenvolvimento do raciocínio crítico. Reconhecendo o potencial e a importância de desenvolvimento dessas capacidades nos alunos, bem como o compromisso da equipe do PIBID em contribuir com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos das escolas parceiras, optamos pela realização de um estudo do meio no Campus da UESB, em Itapetinga, com alunos de uma classe do 5o Ano do Ensino Fundamental. A atividade foi planejada com antecedência uma vez que exigia condições específicas para sua realização, tais como: transporte para os escolares, autorização dos pais e da escola para a participação dos alunos, discussão sobre as ações que seriam desenvolvidas na universidade, orientações sobre condutas e comportamento durante o estudo do meio, dentre outras. É importante que os alunos estejam motivados e desejosos de explorar o ambiente onde se dará o estudo do meio. Isso requer estratégias prévias para motivar, despertar a curiosidade e direcionar o olhar do aluno durante a realização da atividade. Os alunos participantes do estudo do meio se mostraram encantados com o ambiente universitário, visitaram vários espaços, laboratórios, módulos de sala de aulas, campo agropecuário, biblioteca, dentre outros, sendo, em cada um desses espaços, recebidos por um funcionário ou aluno que se colocava à disposição para oferecer informações e responder aos questionamentos das crianças que se mostraram participativas e curiosas. No trajeto do retorno à escola, a empolgação e o deslumbramento dos alunos eram perceptíveis. A avaliação da atividade, em sala de aula, e sistematização dos conhecimentos adquiridos evidenciaram que o Estudo Meio possibilitou aos alunos uma compreensão significativa dos conteúdos, a ampliação da percepção de espaço, tempo, realidade (muitos, apesar de morarem próximos à UESB, nunca tinham ultrapassado os seus portões). De forma especial, o estudo do meio além de ter sido uma rica e significativa experiência de aprendizagem, possibilitou a ampliação de visões e perspectivas, despertando, em alguns alunos, o desejo de ingressar no ensino superior.
Palavras-chave: Atividades Especiais. Estudo do Meio. Pibid
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