Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ARTES NO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Luciana Santos do Nascimento, Jarbas Silva Matos, Taís Gama Costa, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UESB no desenvolvimento de atividades pedagógicas tendo a arte como metodologia para a condução do trabalho com a intenção de favorecer o aprendizado e combater a violência no espaço escolar. As intervenções didáticas foram desenvolvidas em uma escola pública da rede municipal de ensino, na cidade de Itapetinga/Ba. Para realização do estudo buscou-se o aporte teórico em trabalhos que discutem a violência no contexto escolar: Abramovay (2005 e 2003), Barros (2013), Castro (2001) e Charlot (2002); e, em Villaça (2014) que, ao discutir arte-educação, sinaliza o trabalho com artes como uma proposta metodológica na condução do trabalho pedagógico.           Desenvolvemos propostas de trabalhos em equipe nos quais auxiliamos as crianças em apresentações orais valorizando as habilidades individuais e coletivas. Foram desenvolvidas oficinas de confecção de cartazes com desenho livre e pintura, com os quais os alunos exprimiram sua compreensão a cerca das diferenças sociais, respeito e valorização do outro. Os trabalhos com dobraduras e confecção de avião com garrafa pet proporcionaram momentos de aprendizagens ainda mais significativas, levando-os a construir, intervir em todo o processo e, além disso, brincar com o produto de sua criatividade, reforçando a auto confiança no aprender e fazer. No decorrer das sequências didáticas, percebemos que as diversas expressões artísticas não têm sido utilizadas com a frequência nas atividades de ensino. Isso foi evidenciado pelo comportamento dos alunos ao atribuírem um caráter inovador a essas atividades. Durante as intervenções pedagógicas os alunos participaram de maneira satisfatória e as expressões artísticas propostas nas atividades didáticas favoreceram o aprendizado da leitura, escrita e as relações interpessoais, elevando a autoestima e diminuindo as manifestações de violência na sala de aula. Os resultados deste trabalho podem incentivar a reflexão dos professores na busca de soluções pedagógicas capazes de fazer frente a um projeto de educação voltado para a promoção da cultura da paz, ao enfrentamento da violência no contexto escolar e ao pleno desenvolvimento do educando.

 

PALAVRAS-CHAVE: Artes. Bullying. Iniciação à docência. Violência.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor