Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA PELO PIBID SOBRE O VÍRUS HIV

Simone dos Santos Barbosa, Gustavo Souza da Silva Cercundo, Albério Matos dos Santos, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O presente trabalho é o resultado da experiência realizada pelos bolsistas de iniciação a docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) cujo objetivo foi a partir de uma sequência didática (SD) abordar o conteúdo vírus enfatizando as formas de contágio, prevenção e estudos de caso sobre o HIV. A metodologia adotada foi apresentação de vídeo “HIV HOJE”, onde foram abordadas questões envolvendo o aumento de incidência do vírus HIV em jovens, tipos de relações sexuais, relações sem proteção, controle da doença por meio dos remédios, os efeitos colaterais causados pelo coquetel, a importância do diagnóstico precoce e apresentação de uma nova prevenção, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Outro método adotado foi à avaliação de caso no qual os estudantes foram submetidos a algumas historias baseadas em fatos reais onde analisaram se a reação de cada personagem é uma ação preventiva legítima ou se é uma ação preconceituosa. Para fixar o conteúdo os alunos realizaram pesquisas em grupo acerca das temáticas trabalhadas utilizando o livro didático e a internet. Os
discentes assistiram ao vídeo proposto e fizerem algumas críticas, alguns consideraram o vídeo preconceituoso, pois o mesmo demonstrava atitudes inaceitáveis em relação à sexualidade das pessoas retratadas. Na avaliação de caso foi respeitada a opinião de cada discente. Nas apresentações dos grupos os alunos retrataram a definição de cada doença, transmissão, contaminação e prevenção. Seguindo a SD os alunos foram avaliados por meio da participação durante toda a execução do plano de aula e quando apresentaram a pesquisa das doenças, que foram distribuídas para cada grupo. Durante a SD observou que os alunos tinham um grande interesse em participar e discutir sobre o tema durante cada etapa. A experiência em sala de aula foi única e satisfatória sendo uma ferramenta valorosa para a formação acadêmica, principalmente do graduando em licenciatura de ciências biológicas.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor