Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID ENFOCANDO RELAÇÕES ECOLÓGICAS ASSOCIADO A DIFERENTES BIOMAS BRASILEIROS

Nathália Rosa Santos, Eláyne Santos Pacheco, Adriane Oliveira Sousa, Nádia Amorim Pereira, Obertal da Silva Almeida

Resumo


A Biologia é uma disciplina com muitos conteúdos complexos e é preciso que o professor utilize métodos e atividades que dinamizem o seu ensino. É importante formular intervenções didáticas que tornem as aulas mais dinâmicas e interativas, e que estimulem a participação dos alunos, motivando-os para assim estarem mais próximos do conteúdo que será mais facilmente assimilado. Para somar esforços à educação o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) o qual insere licenciandos na educação básica e estes auxilia o professor a trabalhar os conteúdos de forma diferenciada e interativa para que os alunos participem mais ativamente das aulas, propiciando a aprendizagem. Neste sentido este trabalho apresenta uma atividade realizada pelos bolsistas de iniciação a docência (ID) do subprojeto de biologia no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itapetinga-BA a qual tem os seguintes objetivos: conhecer alguns tipos de Biomas Brasileiros e suas principais características; criar uma teia ecológica com espécies dos Biomas apresentados e revisar o conteúdo teórico sobre Relações Ecológicas e compreender algumas Relações Ecológicas existentes dentro das teias dos Biomas apresentados. A atividade foi realizada em três turmas de 1º Ano com um material didático confeccionado por bolsistas de ID e pela professora supervisora. As turmas divididas em grupos montaram teias ecológicas com espécies de Biomas brasileiros, classificando os tipos de relações ecológicas e posteriormente cada grupo apresentou sua teia aos demais. A atividade foi bem interativa com participação efetiva da maioria, sendo eficaz, relevante e apropriada para os objetivos propostos dentro do conteúdo.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.