Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEORIA DA EVOLUÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID

Ianara Trindade Damasceno, Monara Silva Guimarães, Silvia Souza Santos, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O objetivo desse trabalho é relatar uma atividade intitulada “SD de Evolução” desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Colégio Estadual Alfredo Dutra, na cidade de Itapetinga- Ba. A mesma foi planejada nos moldes de uma sequência didática (SD) e na 1ª etapa foi apresentada uma imagem de membros dianteiros de mamíferos de ambiente diferentes para introduzir o conceito de estruturas homólogas, em seguida os alunos foram instruídos a fazer pesquisas sobre as evidencias evolutivas e posteriormente socializar com os colegas. Na aula seguinte os alunos foram divididos em duplas e pesquisaram sobre os agentes que influenciam na evolução. Em seguida o professor fez uma explanação sobre as principais ideias evolutivas (Fixismo, Lamarquismo e Darwinismo), logo depois foi realizada uma atividade prática intitulada “Prática dos Bicos” que tinha como objetivo simular a seleção natural fazendo relação à observação dos tentilhões das Ilhas Galapagos feita por Darwin. Posteriormente os alunos assistiram há um vídeo chamado “DNA e Meio Ambiente” que faz relação entre evolução e biodiversidade. Em seguida foram expostos três textos aos
estudantes: “Melanismo Industrial, Os insetos e o DDT, e Os antibióticos e as bactérias”. Após a leitura de cada texto foi feita uma discussão sobre o conteúdo dos mesmos e relacionando-os com a evolução dos seres vivos. Ao final da atividade foi possível notar que os estudantes se envolveram durante toda a aplicação da SD, demonstrando assim que a mesma se apresentou interessante. Ao analisarmos os resultados pode-se concluir que a atividade ocorreu de forma satisfatória, visto que o objetivo proposto foi alcançado e os alunos compreenderam o conteúdo de maneira mais dinâmica, comprovando assim que a utilização de sequencias didáticas no âmbito do PIBID, ou não, podem se mostrar favoráveis no processo de ensino e aprendizagem.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor