Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA FEIRA DE SAÚDE NO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE ITAPETINGA-BA

Adriane Oliveira Sousa Sousa, Maríllia Botelho da Silva Bomfim, Regina Neres Oliveira, Nádia Amorim Pereira, Obertal da Silva Almeida

Resumo


Este presente trabalho teve como objetivo descrever a Feira de Saúde interdisciplinar realizada no Colégio Luís Eduardo Magalhães no município de Itapetinga-BA, por meio da observação e coparticipação das bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na disciplina de Biologia, mediada pela professora supervisora. O projeto teve como publico alvo os alunos do 1º ano do ensino médio e o tema escolhido para o projeto foram às doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Inicialmente foi ministrada uma palestra no auditório da escola sobre o assunto, enfatizando forma de contágio, prevenção, distribuição geográfica etc. Posteriormente o projeto foi apresentado em cada turma e na aula seguinte foi iniciado o processo metodológico. Os discentes foram divididos em equipes e cada equipe ficou responsável em entrevistar dez famílias de forma aleatória um determinado bairro e o seu posto de saúde e essa etapa foi descrita em um diário de bordo. Após a coleta, os alunos tabularam os dados e confeccionaram um banner que foi apresentado aos professores e aos demais alunos da escola. A avaliação foi realizada de por meio da participação na Feira de Saúde e por meio das descrições feitas no diário de bordo. O projeto promoveu o trabalho em equipe entre os professores, haja vista que se tratou de um projeto interdisciplinar, para isso, as áreas de biologia, sociologia, português, química e matemática, trabalharam em conjunto e cada professor teve uma função dentro de sua área de atuação. Salientamos a importância da realização de projetos na escola que promovam a interdisciplinaridade, trabalho em equipe e a autonomia para o discente, tornando-o agente formador de seu próprio conhecimento e disseminador do mesmo.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.