Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: a sequência didática como estratégia de intervenção

Clélia Silva Oliveira, Ennia Débora Passos Braga Pires Braga Pires

Resumo


O presente relato tem por objetivo evidenciar a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) para a formação dos bolsistas do subprojeto de Pedagogia inseridos em uma escola de ensino fundamental I que atende alunos do 1º ao 5º ano. Ressalta a importância do programa para formação inicial dos discentes de Pedagogia possibilitando a relação entre teoria e prática e o desenvolvimento de sequências didáticas como possibilidades de intervenções pedagógicas. As experiências que serão relatadas são originárias de intervenções pedagógicas no desenvolvimento de uma sequência didática com o tema Folclore, desenvolvida no período de julho a agosto de 2016, em uma turma do 5º ano. O primeiro contato dos novos bolsistas com a escola se deu meio da observação para diagnosticar as dificuldades e as reais possibilidades de uma intervenção que favorecesse a aprendizagem dos alunos. Percebeu em meio às observações e conversas com as professoras regentes a dificuldade de leitura e escrita na maioria dos alunos. Essas constatações orientaram o planejamento da sequência didática sobre o Folclore com uma metodologia que privilegiasse o trabalho pedagógico com lendas, cantigas de rodas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios, frases de para-choques de caminhão, trava-línguas e receitas com intuito de evidenciar a importância e a riqueza cultural do folclore de maneira lúdica e prazerosa. No desenvolvimento da sequência didática elaborada para a turma do 5º ano, cada semana uma manifestação folclórica era trabalhada pro meio de atividades individuais e grupais variadas, tais como: painéis, cartazes, dinâmicas, mini-gincanas, apresentação de vídeos, confecção de brinquedos com material reciclado e confecção de um livro de receita da turma. Para finalizar o projeto, os alunos receberam corrigidas todas as atividades desenvolvidas no decorrer o projeto. Alguns dos alunos escolheram uma das manifestações que viram em sala e apresentaram nas outras salas de aulas da escola. Sendo assim, a experiência na turma de 5º ano estava dimensionada na busca do desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. Esse projeto possibilitou aprendizagens significativas tanto para os alunos que desenvolveram atividades belíssimas, enfatizando a leitura e a escrita. E para a futura docente em processo de formação, possibilitou associar as teorias discutidas no curso e as práticas vivenciadas na escola. Essas atividades evidenciaram os desafios da atividade docente em buscar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades. Para os bolsistas do PIBID, as vivências oportunizadas por meio dos projetos desenvolvidos em sala de aula e a reflexão sobre as práticas representam um processo formativo do ser professor, pois essas experiências os colocam na posição de ensinar e aprender o que ensina. Assim, o PIBID como política de formação docente aproxima os futuros educadores da realidade da escola viabilizando um processo de formação, investigação e pesquisa.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor